“O concurso de desenhos faz com que as crianças pensem e expressem suas vivências através das suas obras de arte. É importante a gente começar desde cedo a erradicar certas formas de violência contra a mulher e contra o gênero feminino, e só vamos conseguir isso através da educação. Esse assunto deve ser tratado diariamente nas escolas para que as crianças também sejam propagadoras dessas informações”, disse.

Além da Gestão Municipal, a iniciativa contou também com parceiros de empresas locais que doaram os prêmios para os quatro primeiros colocados de cada etapa escolar (5° ao 9°ano) com bolsas de cursos de inglês, curso de informática, tablets e kits escolares.

“Agradeço a todos, promotoria, psicólogos, Assistência Social, juízes e demais parceiros que conosco somaram neste projeto grandioso. Fomos agraciados com informações valiosas e com instruções que podem ser propagadas de modo a encerrar muitos ciclos de violência. Durante o mês de março objetivamos reforçar, “como lidar quando nos deparamos com os diferentes tipos de violência”, realça a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.

Lúcia salienta que esse fator não merece reconhecimento somente no mês dedicado a mulher, mas, todos os dias e que a participação da comunidade escolar nessa Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar é de suma importância para a sociedade.

“Temos que dizer não à violência, seja ela contra a criança, contra o idoso ou contra a mulher, para que nós possamos estar numa sociedade mais justa, mais igualitária e onde todos possam ter seus direitos preservados” reforça.

Confira os alunos premiados e os temas abordados no concurso de desenhos:

5 º Ano TEMA: Tem Violência Dentro de Casa

2º Lugar – Mysa Forquezatto Rodrigues - E.M. Primavera
3º Lugar – Ailson da Silva - E.M. Primavera
4º Lugar – Morgana B. Benetti

Em casos de violência contra a mulher, basta ligar no 180, canal exclusivo para atendimento da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ou, pelo 190, da Polícia Militar.