Prefeitura Municipal
Sorriso

Carta de Serviços
Compromisso com o cidadão
Educação
Alimentação Escolar

Alimentação saudável, principalmente na fase escolar, pode prevenir uma série de doenças como anemia e diabetes, evitar a obesidade infantil e dar mais qualidade de vida às crianças. Por isso, nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), a alimentação escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápios elaborados por nutricionistas do Departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Diariamente, os alunos recebem uma alimentação variada composta de carboidratos, proteínas, saladas e frutas diversas.  Em 2019, 26 produtos advindos da agricultura familiar integraram o cardápio, proporcionando mais diversidade e qualidade ao cardápio.

Os cardápios são elaborados levando-se em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo, dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento adequado das crianças, e ainda o seu bem estar durante o período em que permanecem nas escolas. Além disso, os alunos são orientados a não trazer balas, chocolates ou qualquer outro tipo de lanche de casa. Nesse objetivo, os professores contam com a colaboração dos pais, para que nos certifiquemos que os alunos recebam alimentação adequada a sua faixa etária.

O controle de qualidade dos alimentos é realizado através de editais de licitação, onde são previstas as especificações dos gêneros alimentícios. Além disso, o controle também é realizado durante o recebimento dos produtos pela equipe de merendeiras, e em visitas periódicas feitas pelas Nutricionistas aos fornecedores.

Testes de aceitabilidade são realizados nas unidades escolares com o apoio dos gestores municipais. Os testes de aceitabilidade, nada mais são que o conjunto de procedimentos metodológicos, cientificamente reconhecidos, destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos escolares. A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados.

A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura também acompanha crianças portadoras de patologias associadas à alimentação, fornecendo cardápios individualizados.


Dúvidas ?
Departamento de Merenda Escolar - Secretaria Municipal de Educação e Cultura
(66) 3545-8129 (66) 3545-8126

EDUCAÇÃO E CULTURA
Avenida Porto Alegre n° 2661, CENTRO.
(66) 3545-8100
Avaliação

Avaliar este serviço
Avaliar Serviço

0