Com um valor global estimado em R$ 14.285.528,28, sendo R$ 642.848,77 em contrapartida da Prefeitura e R$ 13.642.679,51 em recursos federais, a construção das novas estruturas é uma demanda antiga do município e vem ao encontro dos anseios de moradores de chácaras e fazendas e, principalmente, produtores rurais do município.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, pontua que mesmo com o trabalho intenso promovido pela parceria entre a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Transportes, e produtores rurais, para a manutenção das estradas vicinais, as pontes de madeira não são adequadas para o intenso fluxo de veículos de grande porte, principalmente no período do escoamento da safra. “Isso sem contar os estragos que estas estruturas sofrem por conta de excessos de chuva, por isso, nossa intenção é buscar uma solução definitiva para esta questão”, acrescenta.

Nos mais de 2 mil quilômetros de estradas vicinais, muitas estaduais, há mais de 200 pontes de madeira, e 20 estão necessitando de substituição urgente. Além da questão econômica, a manutenção das pontes e estradas vicinais, em sua maioria estradas vias estaduais, é indispensável para o acesso da população que habita a área rural a serviços de saúde, educação, comércio e lazer.

“Temos muitas parcerias e muita gratidão aos produtores rurais que sempre somam esforços para a manutenção das estradas e também das pontes, mas precisamos substituir estas estruturas definitivamente, por isso esperamos que consigamos, na Sudeco, os recursos necessários para esta empreitada”, reforça o gestor, afirmando que também já vem fazendo gestão junto ao Governo do Estado para edificação de estruturas em concreto.

Ainda em novembro de 2017, Ari solicitou, na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra), a construção emergencial de quatro pontes.  A situação se agrava em determinados pontos, tanto que, em novembro deste ano, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do município, foi necessário bloquear totalmente o trânsito na ponte de madeira na MT- 490, sobre o Rio Teles Pires, que liga a comunidade São Luiz Gonzaga à Linha Morocó. Felizmente, neste local, está sendo construída, pela Sinfra, uma ponte em concreto, que deve ser entregue no próximo ano, resolvendo assim a situação daquele local.

Outra boa notícia é a construção, também pelo Governo do Estado, da ponte na MT-560, divisa de Sorriso com Tapurah. De acordo com o presidente  da Associação dos Produtores da Gleba Rondônia, Agenor Lodi, em reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta no dia 17, da qual também participou o prefeito Ari Lafin, foi informada a licitação da ponte ainda em janeiro. A estrutura, que, segundo o agricultor, está novamente em situação precária, já foi recuperada paliativamente pela equipe da Prefeitura em julho de 2018 e em janeiro deste ano. “O que precisa é construir uma ponte nova mesmo, pois a atual estrutura já está bem deteriorada”, reforça.