Os secretários de Governo, Marlon Zanella, Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn e o representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Josimar Bruno, estiveram em Cuiabá, na segunda-feira (16) e terça-feira (17), onde participaram de um encontro com o cônsul-geral da Itália de São Paulo, Fillipo La Rosa que estava em missão no Mato Grosso.

Dentre as pautas discutidas, estão as questões voltadas à agricultura familiar, ligadas à pequena propriedade e turismo rural. Além, de assuntos sobre a construção e financiamento da Ferrogrão.

Este é o segundo encontro realizado na capital, sobre a implantação da Ferrogrão. Em março deste ano, o diretor do grupo italiano Saline Impregillo SPA, Massimo Guala, e o cônsul da Itália de São Paulo, se reuniram, com diretores da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, para conhecer as necessidades e projetos de infraestrutura no Estado, como a Ferrogrão – ferrovia que ligará Sinop ao porto em Miritituba (Pará), para escoamento da safra agrícola e demais produtos.

“O prefeito Ari recebeu o convite da vice-consulesa da Itália em Mato Grosso, Marli Sette e estivemos representando ele, neste encontro. As empresas italianas estão interessadas na construção da Ferrogrão que tem um projeto macro e para isso, elas precisam de informações do Estado e a Aprosoja repassou. Nós também repassamos dados importantes para os italianos, sobre a cidade de Sorriso. Também participamos de uma pauta sobre a agricultura familiar, onde o secretário Márcio estreitou laços com os italianos na troca de experiências e tecnologia e também na venda de produtos da agricultura familiar”, declarou Marlon Zanella.