A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento está realizando nesta sexta-feira (06) a 8ª etapa das cirurgias dos olhos de Sorriso. Desta vez são 150 procedimentos cirúrgicos de catarata que estão sendo realizados das 8h às 17h, no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). A ação faz parte do “Programa Mais Saúde”, que é custeado com recursos próprios da prefeitura.

Com esse mutirão, o município já contabiliza  mais de 2 mil procedimentos cirúrgicos de olhos realizados.

“Nós implantamos o Programa Mais Saúde, em outubro de 2017 e dentro está o Visão Para Todos, que tem um papel fundamental que é devolver a visão para os moradores, que esperavam tanto tempo na fila sem enxergar direito, e hoje voltou a ver a vida mais colorida” contou o prefeito Ari Lafin.

Ainda segundo o prefeito, as cirurgias são custeadas com recursos da prefeitura.

“A Prefeitura de Sorriso custeou com recursos próprios essas cirurgias. Parte da verba que iria para o carnaval direcionamos para esses procedimentos,” ressaltou ele.

A previsão é que ainda este ano será realizada mais dois mutirões de cirurgia olhos, “nos próximos dias vamos realizar os procedimentos de cirurgia de pterígio. Esses serviços médicos são adquiridos via consórcio e saí a um custo bem menor, na rede privada custa em média de R$ 3 a 4 mil a cirurgia, comprando pelo consórcio junto com outros municípios, o município paga cerca de 750 reais por procedimentos, conseguindo assim aumentar o número de pessoas atendidas” explicou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Os procedimentos de cirurgias de cataratas e pterígios eram realizados na capital Cuiabá. Os pacientes embarcavam em um ônibus a noite, viajavam a noite toda para realizar a cirurgia pela manhã, depois do procedimento voltavam para Sorriso, aonde chegavam a noite.

“Quando começamos os mutirões havia pacientes aguardando há 5 anos ou mais e agora estamos atendendo pacientes com apenas meses de espera.  Antes eles tinham uma rotina muito difícil, ter que viajar por 4 a 5 horas no pós cirúrgicos, hoje todo procedimento é feito no AME e os já vão para casa repousar, sem desgaste, cansaço ou sofrimento. Isso é muito satisfatório pra nós como gestor, poder atender nosso munícipes e com qualidade e conforto, ou seja de forma mais humanizada”, ressaltou Marchioro.