O prefeito Ari Lafin recebeu na tarde de ontem (21), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e apresentou a estrutura da 1ª Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia, localizada em Sorriso. O ministro ainda conheceu as ações que estão sendo realizadas na região, em combate aos incêndios, neste período crítico de seca.

“Nós temos em todo país, problemas de restrições orçamentárias, portanto, aquilo que se investe precisa ter resultados, tem q ser eficiente e gerar relatórios, enfim, mensurar como esta trabalhando com o recurso público. Um exemplo importante para toda a região da Amazônia que merece o apoio do Governo do Estado e Federal, que já é dado e também o apoio do município. É uma união de esforços muito importante e que precisa ser expandido para Amazônia”, declarou o ministro.

A Base do GAvBM é a primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia. A primeira do Brasil e a primeira entre os países com partes da floresta em seus territórios. Os aviões que compõem o GAvBm foram adquiridos com o recurso do projeto financiado pelo Fundo Amazônia, iniciado em 2012, que tornou possível estruturar o Batalhão de Emergências Ambientais, que já é referência nacional em prevenção e combate a incêndios florestais.

“Para nós, é um motivo de muita satisfação e alegria, um ministro estar aqui conhecendo a 1ª Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia e estar presenciando tudo o que esta sendo feito em âmbito estadual e principalmente pelo município, através do incentivo que buscamos junto aos nossos agricultores e toda a classe produtiva em fazer com que possamos continuar sendo reconhecido pela alta produtividade, mas, acima de tudo, pela preservação do nosso meio ambiente”, destacou o prefeito Ari.