Em janeiro, será a vez da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) dar as boas-vindas a 2020 com a veiculação de vídeos em empresas e instituições e a distribuição de material orientativo com o tema “Trânsito Seguro”. Já em fevereiro, as ações serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas) e pelo Corpo de Bombeiros. Na primeira quinzena do mês, serão promovidas palestras com motoristas de transporte escolar, tanto da rede pública quanto na rede privada. Já na segunda quinzena, os Bombeiros abordarão, durante o Carnaval, o perigo da dobradinha entre trânsito e bebidas alcoólicas.

Em março, a sensibilização terá como foco o risco do celular no trânsito, com as ações lideradas pela Sicredi e pelo Sicoob. Na sequência, em abril, o trabalho será conduzido pela Câmara de Vereadores e pela Escola Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, com o slogan “Reduza pela Vida”, já que o alerta será em relação ao excesso de velocidade.

Já durante o “Maio Amarelo”, o foco do trabalho será a formação de condutores, reiterando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é indispensável para a condução de veículos. As ações serão lideradas pela Ciretran e pela Associação Única dos Trabalhadores do Trânsito de Sorriso (AUTS). Em junho, o Rotary Club vai trabalhar a importância do respeito à faixa de pedestre e reforçar o perigo do álcool no trânsito.

Em julho, o foco serão os motociclistas e, para lembrá-los sobre as boas práticas no trânsito, serão promovidas palestras educativas em alusão ao dia do motociclista, celebrado em 27 de julho. As ações serão promovidas por instituições que reúnem motociclistas (como clubes) e por concessionárias que vendem motocicletas em Sorriso.

“Além destas, outras instituições também estão envolvidas neste projeto de sensibilização sobre um trânsito mais seguro, como a PRF, o Sindicato Rural, a OAB, o Cejusc,  e empresas concessionárias de vias que cortam o município, e temos ações programadas até outubro do ano que vem”, comenta Gerson, destacando que em novembro todo este trabalho desenvolvido ao longo do ano será analisado.