Nos quase 5 mil metros quadrados, serão dispostas 21 salas de aula, sala de reforço, espaço para atendimento educacional especializado (AEE), laboratório, laboratório de informática, sala articulada, biblioteca, banheiros (masculino, feminino, para professores,  para funcionários, para pessoas com deficiência), copa, auditório, secretaria, diretoria, coordenadoria, sala para orientações, arquivo, sala de Tecnologia da Informação (TI) e almoxarifado.

O espaço já foi projetado para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e também conta com refeitório, cozinha, sala para triagem de alimentos, depósito de utensílios e depósito de alimentos.  Para a prática esportiva, não apenas nas aulas de Educação Física, mas também para utilização da comunidade da região, a quadra poliesportiva contará com arquibancada, vestiários, banheiros e depósito de material esportivo.A área externa da unidade também contará com ciclovia, bicicletário, estacionamento, depósito de resíduos e playground, entre outras estruturas.

Segundo dados do ano passado, a Escola São Domingos atende com o Ensino Fundamental (4.º ao 8.º ano) 750 crianças nos dois turnos. Com a nova estrutura, será possível atender até 1,2 mil alunos nos dois turnos. “Depois de reforma, o atual prédio da São Domingos também poderá ser utilizado como uma unidade escolar, ampliando de maneira significativa a oferta de vagas na região, que, assim como todo o município, apresenta uma demanda crescente por novas vagas”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.