O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, recebeu nesta quarta-feira (4), a visita de pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga). Acompanhados pelos secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, de Governo, Marlon Zanella, e o vereador Dirceu Zanatta, os produtores de leite trouxeram amostras de queijos produzidos no assentamento, todos com Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Os produtores ressaltaram a importância do suporte técnico oferecido pela Prefeitura de Sorriso e a agradeceram a resolução na questão da inspeção laboratorial. “Viemos agradecer o suporte da Administração Municipal, que disponibiliza, entre outras coisas, médicos veterinários para nos auxiliar, e trouxemos alguns dos produtos por nós fabricados. Graças à parceria firmada com o IFMT, agora conseguiremos aumentar a nossa produção, bem como a variedade dos produtos fabricados na Poranga”, explica Rita de Cássia Hachiya, produtora rural e proprietária da queijaria Sítio Vila Láctea.

A parceria citada por Rita faz parte de um convênio de cooperação técnica, firmado entre a Prefeitura de Sorriso e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), voltado para a agricultura familiar. Agora os produtores de leite conseguem fazer os exames laboratoriais de rotina, obrigatórios para atestar a qualidade do produto, totalmente gratuitos.

“Antes os produtores de leite tinham que pagar pelo exame laboratorial de cada produto. O custo era muito alto. Agora conseguimos oferecer esse serviço gratuitamente, possibilitando assim que eles consigam aumentar seu lucro e ampliar sua produção”, ressalta o secretário Marcio Kuhn.

Os assentados estão incluídos no programa Mais Leite, da Prefeitura de Sorriso, que, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, atende cerca de 40 produtores cadastrados do Jonas Pinheiro, Cinturão Verde e Projeto Casulo. Mensalmente, cerca de quatro mil litros de leite são comercializados em laticínios locais e na forma de derivados como o queijo.

“Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando para fazer da nossa agricultura familiar uma referência para todo Estado. A Poranga está produzindo cada vez mais, e além de atenderem a merenda das escolas públicas, a produção local está sendo comercializada nas feiras do município e nos supermercados. Queremos fortalecer o potencial de produção da agricultura familiar e dar condições aos nossos pequenos produtores de concorrer pelo mercado local, gerando mais renda e novos postos de emprego”, pontua o prefeito Ari Lafin.